sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Bruxaria VS. Wicca

Bruxaria é a mesma coisa que Wicca? Sim e não. A Bruxaria é um conjunto de crenças; a Wicca é uma religião que utiliza essas crenças. Podemos definir, muito resumidamente, que a Wicca é a religião da Bruxaria, mas há bruxas e bruxos que não são wiccanos. Isso porque a Wicca, como uma religião, tem suas crenças, princípios, leis, até dogmas, o que não é encontrado na Bruxaria, visto que não existe uma Bruxaria, mas várias. Em cada lugar do mundo, a Bruxaria foi praticada de maneira diferente, e assim o é até hoje. Não existe um sistema unificado da Bruxaria. A Wicca, apesar de ser uma religião com diversas tradições, tem uma unidade. Unidade esta que deve ser preservada a todos aqueles que nela são iniciados.
E a Wicca, como uma religião, é extremamente nova: data da década de 1950, através do bruxo Gerald B. Gardner. Ele foi iniciado por outras bruxas e resolveu dar uma "nova roupagem" à Antiga Religião, com medo de que esta morresse. Assim, ele adicionou diversos elementos de outros sistemas mágicos, tais como a Magia Cerimonial e a Maçonaria, a fim de montar uma estrutura religiosa que se sustentasse bem. E conseguiu.
O fato é que ele foi bastante criticado na época por trazer à público as práticas das bruxas, chamado de traidor, enfim, causou uma certa ira das bruxas ditas tradicionais. E isso acontece até hoje, na verdade. Muitos ainda dizem que Gardner deturpou a verdadeira Bruxaria; outros o defendem, dizendo que graças a ele temos acesso a toda essa cultura escondida. Eu prefiro ficar com a segunda opção. A Bruxaria está viva. Estamos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog