sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Inferno e Céu

Já me perguntaram o que a Bruxaria acha da morte? Se existem céu e inferno para um bruxo...
Em primeiro lugar, "a bruxaria" não é um sujeito. Logo, "a bruxaria" não pode pensar nada. A bruxaria tem várias vertentes, o que acarreta crenças diferentes.
Sobre encarnação, no geral, as bruxas acreditam sim em reencarnação, mas o conceito de céu e inferno é cristão. Mais uma vez, batemos na mesma tecla: a bruxaria tem vertentes diferentes, o que acarreta crenças diferentes. Não podemos falar por todos os bruxos, mas apenas mostrar uma visão geral e o que é possível ou não.


E também se você não gosta de ler, dificilmente será qualquer coisa na sua vida. Conhecimento é tudo. As bruxas não devem ser literatas, mas correr atrás do conhecimento é fundamental.


Você pode ser uma bruxa sem ser iniciada. Como dissemos, a bruxaria tem várias vertentes, e aí depende de qual você fará parte e das "regras" da mesma.
Por exemplo, para ser wiccaniano, você deve ser iniciado na Wicca. Neste caso, você precisa passar por um ritual de iniciação, de admissão.
Há muitas pessoas que, durante toda a sua vida, foram excelentes bruxas mas nunca foram iniciadas.
Depende do que você quer seguir.


O Satanismo é uma religião muito diferente da Bruxaria. As Bruxas não acreditam nem celebram a divindade conhecida como "Satã" ou "Diabo". O diabo é uma denominação cristã para o "mal absoluto", conceito que as Bruxas não identificam. Para nós, não existe "bem" e "mal", mas sim a totalidade. Não existe algo que seja cem por cento benéfico ou cem por cento maléfico; o segredo é o equilíbrio entre ambos. Assim, não é possível para nós, Bruxas, celebrar ou adorar algo que sequer acreditamos que exista.


Uma outra pergunta muito efetuada: Eu posso ser cristã, budista, espírita e também ser uma Bruxa?
Uma bruxa é uma pessoa que lida com a magia da natureza para obter fins específicos. Se você for iniciado na Wicca, esta será a sua religião e, como tal, não é adequado fazer parte de duas ao mesmo tempo, especialmente porque as crenças wicanianas são radicalmente diferentes da maioria das religiões convencionais.
Porém, se você não for iniciada(o) na Wicca, não há problema algum - apenas não denomine as suas práticas pessoais com qualquer nome que já exista. Por exemplo: você não pode se dizer wiccaniana se não foi iniciada na Wicca, ou se pratica algo que não é Wicca. Simplesmente não faz sentido (mas, mesmo assim, vemos isso por aí aos montes).
Mas a maioria das bruxas acredita que, para fazer realmente as coisas darem certo, você precisa estar realmente envolvida(o) com a "religião". É complicado ser de uma religião que diz "morte aos pagãos", enquanto você é pagão. Enfim, tudo é questão de bom-senso. Pese bem antes de fazer as coisas, mas acima de tudo, siga o seu coração. Só não deturpe algo que já existe.
E as bruxas podem fazer mal às outras pessoas? Sim, assim como um católico pode fazer mal, um judeu, um budista etc. Não é a religião da pessoa que dita se ela terá bom caráter ou não. As bruxas acreditam na lei do retorno e sabem que tudo o que fizermos voltará para a gente, então é de sua própria responsabilidade fazer algo de ruim para outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog