sábado, 17 de setembro de 2011

Dicas pro seu altar


O lugar ideal para se fazer o altar é num jardim, em contato pleno com a natureza, mas para pagãos urbanos isso se torna mais um dos vários empecilhos.

O recomendado, então, é montá-lo num lugar tranqüilo, protegido de interferências energéticas que não as suas, mas preferencialmente onde bata luz solar e os raios da Lua Cheia.

E importante que o altar esteja sempre limpo, pois locais que acumulam sujeira também acumulam energia estagnada, o que atrasa a vida de qualquer pessoa.

Mantenha a rotina de limpa-lo constantemente, mesmo que olhando aparente estar limpo, e tenha o habito de mudar sua decoração de tempos em tempos, sempre purificando os objetos que entram e saem do altar.

Coloque no altar representações do deus e da deusa, usando imagens, desenhos, plantas, enfim, algo que para você represente o principio feminino e o masculino, e representações dos cinco elementos (água, terra, fogo, ar e espírito).

As cores de toalhas e os outros elementos do altar devem ser escolhidos conforme seus gostos e/ou a tradição que segue.

O ideal é que o altar seja posicionado no norte, pois se acredita que este é o lugar onde "moram" os deuses, sendo considerado o ponto de partida para todas as operações mágicas.

Montar um altar mágico não é nada difícil, pois a maioria dos instrumentos nós todos temos em casa.

Sempre que possível, uma bruxa deve ter seu altar, que deverá ser seu ponto de ligação com os deuses.

Não precisa ser nada complicado ou luxuoso.

Tradicionalmente, ele deve ficar ao norte.

Uma vela preta é colocada a oeste simbolizando a deusa, e uma vela branca a leste para o deus.

Alguns praticantes têm o costume de só montar o Altar poucos antes de realizar rituais, guardando logo após os instrumentos.

Outros preferem montar um Altar fixo sobre uma mesa, um aparador ou cômoda, o que fica a critério de cada um.

O local mais apropriado é aquele que oferece certa privacidade e paz.

No altar deve estar o cálice e o athame, o pentagrama, a varinha e outros objetos utilizados nos rituais.

Também é comum se colocarem símbolos para os quatro elementos, como uma pena para o ar, uma planta para a terra, uma vela vermelha ou enxofre para o fogo, e, logicamente, Água para esse mesmo elemento.

Muitas pessoas colocam um símbolo para a deusa e o deus, como uma concha e um chifre, ou mesmo estátuas e gravuras dos deuses. Abuse da sua criatividade, pois o altar é o seu espaço pessoal, onde deve ser colocado todo o seu amor.

Quais os instrumentos que compõem o Altar?

Os Instrumentos, quanto ao tamanho, forma, cor, modelo e maneira de serem usados variam de acordo com a preferência de cada Bruxo, já que na Wicca a liberdade é algo de extrema importância.

Normalmente, o instrumento ideal é aquele que atrai, ou seja, é aquele que o Bruxo sente afinidade por alguma razão. Alguns dizem que é o instrumento que escolhe o dono e não o contrário.

Quanto ao ritual, no Altar devem ser representados os quatro elementos da Natureza (água, fogo, terra e ar) simbolizados respectivamente pelos instrumentos a seguir:

- Cálice (taça ou copo): representa o elemento água, que pode usado com água de chuva, mineral, ou dependendo do ritual, pode ser usado vinho.

* Utensílios adicionais para integrar o Altar: conchas, areia da praia, símbolo de um peixe, cisne, urso ou plantas aquáticas. Posição-oeste.

- Athame (punhal): representa o elemento fogo, baseado no princípio de que a lâmina foi forjada no fogo e absorveu, conseqüentemente, o poder deste elemento.

É usado nos rituais como direcionador de energia.

* Utensílios adicionais para integrar o Altar: lamparinas, pedras vulcanizadas, vela vermelha ou símbolo de uma serpente. Posição-sul.

- Bastão Mágico (varinha): represente o elemento ar, partindo do princípio de que o bastão agitado contra o ar, "corta-o" e produz um som característico.

Pode ser um simples pedaço de madeira ou algo mais sofisticado e tem quase a mesma função do Athame, ou seja, direcionar energia.

* Utensílios adicionais para integrar o Altar: sino, penas, incensos, vela amarela ou símbolo de uma águia. Posição-leste.

-Pentáculo: representa o elemento terra, também usado para consagrar ervas e carregar magicamente um objeto ou instrumento que precise de uma dose extra de energia.

* Utensílios adicionais para integrar o Altar: pires com sal, cristrais e seixos de rio, plantas e flores, vela marrom, chifres ou símbolo de um cervo ou bisão. Posição-norte.

Abaixo o significado de mais alguns instrumentos que compõem o Altar:

- Caldeirão:

o Caldeirão de ferro tradicionalmente com três pés representa mudança, transformação, fertilidade e é tido como detentor de todos os conhecimentos do Universo.

Simboliza o ventre da Deusa e é comumente utilizado no centro do Altar .

Outras finalidades para o Caldeirão é que ele pode ser usado cheio de água para se trabalhar com a vidência, ou para se preparar poções.

Também pode ser usado só para se misturar ou queimar ervas e outros ingredientes.

- Vassoura (Besson):

é utilizada em ritos de purificação e é parente do Bastão.

A Vassoura não deve tocar no chão durante a varredura.

Deve-se varrer a área desejada acima do solo, no ar, enquanto se visualiza a limpeza energética do local.

Colocada atrás da porta, significa proteção contra qualquer tipo de mal.

Alguns Bruxos usam uma pequena no altar.

- Sinos: utilizado para dar início ao ritual, mudar etapas, para marcar um momento de maior concentração e para se finalizar o ritual.

- Pentagrama:

representa os cinco elementos da Natureza, água, fogo, terra, ar e o espírito.

Significa entre tantas outras coisas o contato do homem com a Natureza.

- Livro das Sombras (grimório):

funciona como um diário Mágico onde o Bruxo anota todos os seus feitiços e prováveis resultados, sonhos, rituais, anotações em geral e todo tipo de informação que ele julgue importante.

- Roupa: vestir-se é opcional para vários Bruxos.

Alguns trabalham "vestidos de céu" (nus) alegando que as vestimentas atrapalham a energia de circular de forma correta pelo seus corpos.

Outros preferem túnicas e mantos em suas cerimônias, normalmente só dedicados a esses usos.

O uso ou não de roupa é muito pessoal portanto o melhor a se fazer é trabalhar magicamente como você se sentir melhor.

- Bolline (foice):

Tradicional faca de cabo branco usada para colher erva e afins.

Ele é um instrumento opcional visto que muitos Bruxos usam o Athame para essa função.

* Outros instrumentos utilizados também no altar são: cristais, ervas, flores, espada, etc.

Por fim, vale lembrar que os bruxos não emprestam seus instrumentos mágicos, uma vez que são de uso pessoal e devem ser, depois de consagrados, guardados em local seguro, para que outras não tenham acesso.

Se, por algum motivo, você não puder montar um altar onde você mora, crie um espaço na sua imaginação, pois o verdadeiro templo está dentro de você, ou vá para a natureza e faça dela o mais lindo de todos os santuários.

Nós gostamos ainda de utilizar, bem no centro do nosso altar, um caldeirão de ferro, apoiado em um tripé, pois este representa o "útero" da mãe.

Nele, fazemos nossos feitiços, poções, queima de incenso e pedidos e tudo mais.

Por vezes é redondo, para representar a deusa e a espiritualidade, apesar de também poder ser quadrado, simbolizando os quatro elementos.

OBS: O altar também pode ser nada mais do que uma área no chão, uma caixa de papelão coberta com um pano, dois blocos com uma tábua sobre eles, uma mesa de café, ou seja, pode ser em qualquer lugar.

O lado esquerdo do altar é geralmente dedicado à deusa seus instrumentos sagrados são ali depositado: o cálice, o pentagrama, o sino, os cristais e o caldeirão.

Pode-se ainda, colocar uma imagem da deusa ali, e também apoiar uma vassoura no lado esquerdo do altar. No lado direito, a ênfase é no deus. Uma vela vermelha, amarela ou dourada, ou ainda uma figura apropriada e ali colocada assim como incensário, o bastão, o athame.

O altar é seu, use sua imaginação, arrume-o do jeito que seu coração mandar!

Se você quiser se aprofundar sobre o significado do altar, de como criar seu espaço sagrado, até mesmo no trabalho (lugar onde sempre perdemos preciosa energia pessoal), recomendo o livro da peg Streep, "altar, a arte de criar um espaço sagrado", da Bertrand brasil. "na magia, todo gesto tem um significado, pois eles são usados como representações físicas das realidades interiores.

Na hora em que um bruxo pega na mão o seu instrumento mágico e o ergue no ar de uma determinada maneira, é a ordem para o invisível liberar as hostes das qualidades do instrumento utilizado".

COMO FAZER UMA ALTAR

O altar dos elementos

Em uma mesa, não importa a sua forma, seu altar pode ser quadrado, redondo ou retangular o importante é que ele fique no ao centro, pois você precisará andar em volta dele.

Coloque uma toalha colorida (tradicionalmente são usadas as cores: branca, vermelha ou negra).

Imagine que o altar é um microcosmo (uma sintética imagem do universo) e disponha os seguintes elementos, em cruz (+), sobre ele:

1. Incenso e incensário (aromas florais, madeiras ou especiarias) na parte superior (o ar ­ o oriente ou leste). Em todas as operações é indispensável o uso de incensos pois eles representam a ascensão de nossos pedidos e desejos no Plano Astral, ainda a leste coloque um sino que pode ser tocado no início e no final de cada ritual para chamar a atenção dos Deuses.

2. Em um pequeno pote de porcelana coloque um pouco de sal grosso pois ele é excelente contra as energias negativas, o sal afasta os espíritos e faz que o Bruxo não seja influenciado por nenhuma força contrária durante seus rituais.

3. Um cálice ou caldeirão de ferro com água na parte inferior (a Água ­ o ocidente ou oeste).

4. O lado esquerdo do seu altar (oeste) representa as energias femininas, ali você deverá colocar um castiçal (se você quiser poder ser um castiçal com formato de meia-lua) com uma vela preta para representar a Deusa e os poderes noturnos, é no lado esquerdo do altar que todas as energias são absorvidas, portanto é deste lado que devemos colocar as velas de tonalidades mais escuras ou que representam os nossos desejos e intenções.

Uma pedra achada misteriosamente ou cristal de quartzo, à esquerda (a terra ­ o norte).

5. O lado direito do seu altar (leste) representa as energias masculinas, por isso você deverá colocar outro castiçal (se você quiser poder ser um castiçal com formato de sol) com uma vela branca para representar o Deus e os poderes do dia, é do lado direito do altar que todas as energias são emitidas, portanto é deste lado que devemos colocar as velas mais claras para que emitam as forças mágicas que serão absorvidas pelas velas mais escuras que se encontram do outro lado. Uma vela (branca, vermelha ou negra) sobre um candelabro a sua direita (o fogo ­ o sul

6. No centro, coloque um pentagrama (estrela de cinco pontas).

O meio do altar é o ponto de maior concentração de energia assim você deverá colocar um terceiro castiçal (se desejar pode ser um castiçal em formato de estrela simbolizando a Arte) com uma vela vermelha que representa a agilidade e ativação dos nossos desejos completando assim a trindade das cores sagradas da Bruxaria:

- O Preto

- O Branco

- O Vermelho

Além disso, você poderá colocar sobre o altar cristais e pedras comuns para representarem o elemento Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog