domingo, 4 de setembro de 2011

Banhos,ervas,perfumes




Lendo o livro Lições Básicas de Umbanda de F.Rivas Neto( Mestre Arapiaga), médico , umbandista e precursor da F.Teologia Umbandista pude aprender muita coisa e , também , desmistificar conceitos falsos sobre a Umbanda.

Segundo a pág. 114 do livro, "os banhos de ervas, chás, defumações e essências não são apenas eficazes por sugestionarem positivamente as pessoas. Mas também devido a suas propriedads físicas e terapêuticas, sejam de ordem astral e emocional."

Ele explica sobre a função das ervas e vegetais em nossa vida. Aí, eu lembro do chá de cidreira que minha tia fazia pra mim quando eu era criança. M. Arapiaga explica que "de uma maneira geral, todas as ervas captam, armazenam e condensam a energia vital, que podemos denominar de prana
."
Se você já teve aulas de yoga ou meditação captará o que quer dizer prana: energia vital, energia do Universo. Quando você respira corretamente absorve o prana que vai lhe fazer muito bem e oxigenar seus órgãos vitais. Prana= energia.

Os vegetais são como condensadores das energias vitais provenientes do Sol.
" Elas também podem receber a influência de certos astros ou planetas, sendo-lhes afins."
Ervas lunares - influência da Lua. Ervas marcianas: Marte. Venusianas: planeta Vênus e , por aí vai.
Segundo M. Arapiaga cada astro ou planeta está sob domínio de determinado Orixá.(senhor da luz). E , assim, as ervas também estão.
Agora, os orixás que , planetas e signos:

  • Oxalá__________Sol________Leão
  • Ogum__________Marte_____Áries e Escorpião
  • Oxossy_________Vênus_____Touro e Libra
  • Xangô__________Júpiter____Peixe e Sagitário
  • Yorimá_________Saturno____Capricórnio e Aquário
  • Yori___________Mercúrio___Gêmeos e Virgem
  • Yemanjá________Lua_______Signo Câncer.
Yorimá corresponde aos pretos velhos. Yori, às crianças. E uma observação importante: nem sempre as crianças que baixam nos terrreiro são espíritos infantis, isto é, que desencarnaram, quando crianças ou bebês. Já expliquei que, quando morremos , nosso espírito abandona a matéria. O espírito é nossa parte mais pura. O períspirito, ou corpo astral( em alguns livros) é o invólucro semi-material que envolve o espírito. É ele que molda a gente para ficar de acordo com a encarnação anterior. Por ex: sua mãe faleceu. Ela quer aparecer para você, mas já teve muitas encarnações. No entanto, quando ela for aparecer para você vai aparecer com a aparência envelhecida, cabelos, corpo, como da última encarnação. Não existe velhice na eternidade.
As crianças na Umbanda- moldam o períspirito infantil para nos ensinarem a inocência e a pureza. Mas se ainda estivessem perturbadas ou desorientadas como baixar num terreiro pra orientar os outros? Ou então podem ter desencarnado como crianças mas tem como tarefa assim manter o períspirito para aprender certas lições.

Criança que baixa no terreiro não tem que jogar guaraná na cara dos outros, se lambuzar de doce e sujar os outros. Mesmo as ditas crianças terrenas aprendem a se portar dentro de casa e nas festas. E, por que, então, as crianças na Umbanda tem que aparentar desequilíbrio? Ou então se arrastar no chão. Ou mesmo fazer trejeitos estranhos.

Voltando ao assunto cada erva corresponde a um orixá:

"Ervas solares ou de Oxalá: maracujá, erva cidreira, arruda, etc.
Ervas de Marte ou de Ogum: samambaia, losna,etc.
Ervas de Vênus ou de Oxossy: malva cheirosa( nunca mais achei a muda por aqui),
De Júpiter ou de Xangô: goiaba, alecrim do mato, etc.
Saturno ou Yorimá: eucalipto , guiné,etc.
Mercúrio ou de Yori: manjericão, capim limão, etc.
Lunares ou de Yemanjá: panacéia, arruda fêmea, folhas de violeta, de picão,etc."

No livro é explicado que as ervas devem ser colhidas nas Luas Nova e Crescente. Na Minguante, o prana se encontra na raiz da planta. Na lua nova o prana se encontra nas folhas.
Os banhos podem ser :

  • para médiuns- médiuns adiantados, liga o médium ao seu orixá. As ervas devem ser sempre de Oxalá.
  • Banhos para limpeza- tiram as cargas negativas. Podem ser de qualquer uma das 7 linhas, mas não convém misturar as linhas. Se você tomar banho de ervas de Ogum, por exemplo , que seja só de Ogum. Bem, eu misturo tudo. Mas agora estou aprendendo a utilizar melhor as ervas. Use, se possível, uma vasilha de louça branca e lave bem as ervas e depois coloque água fervente. Ervas em quantidade: 1,3,5 ou 7. Mas em alguns terreiros - alguns guias recomendam 9 ervas. Faça um pentagrama - e coloque a vela dentro do pentagrama em louvor ao seu Orixá original( signo solar).
  • Uma observação: o chefe do seu terreiro, o pai de santo - se for do candomblé, poderá ver através da vidência ou dos búzios outros orixás que lhe protegem também além daquele ligado ao signo.
  • Para quem está desenvolvendo: ajuda a favorecer a sua ligação com seus guias espirituais. Você pode usar de 2;1 Vamos supor que seu orixá - signo solar- seja de Ogum , você é de Escorpião. Mas seu caboclo seja de Oxossy. Para seu orixá- do signo podem ser duas ervas e para o mentor 1 erva. Acenda uma vela branca em intenção do seu mentor - mas em cima de um hexagrama.
Cada terreiro tem seu ritual próprio para médiuns e pessoas que frequentam o terreiro. Se você acredita no poder das ervas faça seu banho com seriedade.
Há alguns anos , fiquei muito deprimida com um término de namoro. Eu tinha apenas 16 anos. Fui a uma cartomante que tinha uma forte mediunidade. Ela olhava cartas comuns e me receitou um banho que foi ótimo para mim. Se não me engano já postei no blog, mas vou colocar novamente:

  • 7 rosas vermelhas
  • 7 gotas de alfazema
Eu já era médium, mas não desenvolvida. A vidente benzeu um terçinho pra mim e pediu para eu colocar debaixo do travesseiro. O banho foi feito em 7 sextas feiras - joguei a infusão do pescoço para baixo. Andava triste, acabrunhada, sem energia. Fiz tudo certinho e fiquei outra. Melhorou muito meu magnetismo e fiquei alegre. Meses depois , conheci o homem com o qual me casei e tive 3 filhos.

Se for em algum lugar e lhe receitarem ervas para banho pesquise e veja se a pessoa é realmente séria. Uma vez minha mãe fez um banho com sal grosso. Ficou mal e foi para cama. Sentiu-se mal. Até hoje , não tive explicação para o mal estar dela. Noutro dia, estava bem, mas depois disso nunca fiz banho com sal grosso.

O restante do banho jogue em água corrente.
Observação: o livro LIÇÕES BÁSICAS DE UMBANDA é da LIVRARIA FREITAS BASTOS, edição muito antiga. Está precisando encadernar. Chegou às minhas mãos por acaso( acaso não existe) através de uma amiga. Ela estava fazendo uma arrumação em sua estante e viu o livro. Achou que eu ia gostar. Foi dessa maneira que eu conheci o médium F.Rivas Neto, o Templo da ORDEM INICIÁTICA DO CRUZEIRO DIVINO ( em SPaulo- hoje fica na F.T.Umbandista) e também o TEMPLO EM TAUBATÉ DO MESTRE TASHANAN( médium Eugênio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog