sábado, 10 de setembro de 2011

Rituais para a Lua Crescente

Vesta - a Chama da Lareira
- Lua Crescente-
A deusa romana Vesta ( Hestia, em grego) era uma virgem eterna conhecida como “ aquela de luz”. Suas sacerdotisas eram as Virgens Vestais que mantinham o fogo sagrado de Roma sempre aceso. Seis Vestais de boa origem familiar a serviam por trinta anos, iniciando seu ofício entre os sete e os dez anos. Essas sacerdotisas não ofereciam sacrifícios em sangue. Caso uma Vestal desejasse encontrar-se com um homem condenado, ele seria liberto. Ela era a deidade do fogo, tanto doméstico como cerimonial. Nenhum templo ou lar era considerado completo até que o fogo de Vesta nele fosse acesso.
Ritual de Purificação
Utensílios:
1 Incenso de purificação
1 Caldeirão
1 Bastão
1 Vela vermelha
Procedimento:
Ajoelhe-se no chão perante o altar até que se sinta reconhecido pela deusa: Diga
Que eu seja limpo por dentro e por fora, de corpo e alma,
Que todas as coisas de minha vida se renovem”
Acenda a vela dentro do caldeirão. Toque-a levemente com seu bastão, dizendo:
“ Vesta da Chama Sagrada
Deusa da purificação e renovação
Dama que liberta os cativos
Derrame suas labaredas purificantes sobre meu coração
De modo que minha vida se renove, e que meu espírito fique receptivo
Desperte minha mente para novas oportunidades
Chame meu espírito para um maior conhecimento espiritual.
Revele- me seus Mistérios Ocultos
Para que eu possa experimentar uma nova iniciação.
Purifique-me e abençoe, ó Vesta.
Permaneça de joelhos enquanto aguarda pela purificação. Pode ser que sinta aquecido ou muito frio. Pode ser que sinta como se teias de aranha estivessem roçando sobre seu rosto e braços. Nunca podemos prever o modo como a deusa anunciará sua presença.
O processo de purificação, que geralmente ocorre dias após o ritual, pode ser tão sutil quanto uma noção de que deve mudar sues hábitos alimentares. Ou pode ser tão forte a ponto de assemelhar- se aos sintomas de uma gripe ou resfriado. Lembre-se, você pediu a purificação, então aceite graciosamente e aprenda com o processo.
 

Deusa das Habilidades

- Lua crescente-
A deusa celta Brigit era por vezes chamada de Deusa Tríplice. Na Grã – Bretanha ela passou a ser conhecida como as Três Mães ou as Três Damas Abençoadas. Seus recantos sagrados, como Kildare, eram cuidados por mulheres virgens, algo em comum com as Virgens Vestais de Roma. Uma das tarefas dessas sacerdotisas era manter acesa uma chama eterna. Brigit era patrona dos Bardos, a deusa da poesia, artes, artesanato, trabalho de ferreiros, agricultura, partos, invenções e cura. Certas fontes e regatos tornaram-se sagradas a Brigit como águas curativas. Muitas dessas fontes e regatos ainda podem ser vistas na Irlanda e na Grã – Bretanha.
A runa islandesa “ poço dos desejos” é um encantamento de origem lunar, os quatros “ baldes” na borda do poço são Luas Crescentes. Pedir um desejo a um poço sagrado, fazendo em seguida uma oferenda, era uma forma de oração à Deidade da água ali residente, geralmente uma deusa.
 

Ritual Poço dos Desejos

Desenhe cuidadosamente a runa islandesa do poço dos desejos num pequeno papel, enquanto mentaliza um pedido específico que deseja ver realizado. Dobre o papel ao redor de uma moeda, com esta no centro do poço dos desejos diga:
Artes e habilidades, que eu seja dotado
De antigos conhecimentos que me tragam orgulho
Ao usar minhas mãos. Ó grande Brigit
Deposite suas habilidades em meu destino.
Bata no papel e na moeda com seu bastão e diga:
Eu clamo pela deusa dos Bardos
A de grande habilidade e criatividade
Dê-me de beber de sua fonte sagrada
Para que minhas artes possam crescer e florescer,
Com meu bastão eu a invoco
Com meu canto eu a abençoo
Venha Brigit dos grandes e maravilhosos dons.
P.S
O poço é desenhado fazendo-se uma circunferência e ao redor desta desenha se em cada ponto (mais ou menos como ponto cardeal) um semicírculo pegando um pouco da parte da circunferência.
fonte: Rituais e informações retirados do “Livro Mágico da Lua” de D. J. Conway; páginas 139 a 140 e 286 a 287.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog