quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Altar Cigano

Para os ciganos, a espiritualidade é muito importante, em todas as casas, como antigamente era nas tendas, têm que haver espaço para um altar, um altar bonito, prospero, colorido e obrigatoriamente contendo os 4 elementos.
No altar de uma casa cigana encontramos Uma jarra de água pura e límpida para simbolizar os sentimentos puros, um cristal em estado bruto, para simbolizar o elemento terra que garante boa saúde para os moradores, incensos de diversos aromas simbolizando o elemento ar e velas para simbolizar o elemento fogo, de preferência em castiçais de metal.
Nos altares ciganos é muito comum encontrar imagens de Santos catolicos e com a pele negra, a imagem mais comum é a de Santa Sara, mas em muitas casas também encontramos Nossa Senhora Aparecida,Virgem de Guadalupe, Nossa Senhora de Lourdes.
Um altar cigano deve estar sempre limpo, bonito, possuir energia viva de flores, quando é a cigana que precisa de bençãos são oferecidas flores com essência mais "feminina", por exemplo, rosas, violetas, jasmim, quando é o homem, flores com essência mais "masculina" , por exemplo, cravos, girassois, palmas.
É de bom grado colocar frutas frescas para pedir fartura e agradecer o Universo com frutas doces que simbolizam a prosperidade e a divisão de conquistas.
O altar deve ser coberto com pano e lenços coloridos e se você tem algum oráculo, como tarô, baralho cigano deve deixá-lo no altar e por baixo de um lenço, logo abaixo das cartas, colocar um punhal de metal para proteger seu oraculo de receber influências negativas que possa ter absorvido durante uma leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog