sábado, 30 de julho de 2011

Imbolc



Festival comemorado no dia 1° de agosto ,conhecido como Oímealg ou Oimelc, nome gaélico, que significa a lactação das ovelhas, onde celebramos a Noite de Brighid, a Deusa do fogo, do lar, da cura, da poesia, da fertilidade, das artes e dos poço sagrados. No Hemisfério Norte celebra-se no dia 1° de fevereiro.
Festival Agrícola, dedicado ao aumento da luz, com o final do inverno e o despertar das sementes sob o solo, simbolizando os primeiros sinais de vida, garantindo à fertilidade dos campos e a renovação das esperanças. É a promessa do Imbas, a inspiração sagrada!
Imbolc é a época onde celebramos o retorno do Sol, que cresce dia-a-dia, mas que ainda não ganhou força suficiente para banir de vez o frio do inverno. Um costume típico de "Lá Fhéile Bríde" é plantar uma árvore frutífera, além da confecção da Cruz Solar de Brighid, com palha de trigo, junco ou qualquer outro material natural e flexível.
Ritual que, simbolicamente dá boas-vindas à esperança do amanhecer primaveril, que para os celtas era representado pelo nascimento das primeiras ovelhas, assim como, a celebração da Grande Mãe que dá à luz e com seu leite sagrado, alimenta a nova vida.
Este festival é marcado pela transformação das energias, ideal para se fazer planos, projetos, iniciações e abertura de novos caminhos, além de purificar sua casa, promovendo a cura e a renovação, tanto material como espiritual. Este é um festival alegre e muito iluminado!
Aproveite, também, os benefícios curativos das águas dos rios e das fontes. Na Irlanda há várias nascentes e poços dedicados à Deusa Brighid. A água representa um portal para o Outro Mundo, um local de cura e fonte de sabedoria. Bênçãos plenas!

Correspondências:
- Correlação: primeiros sinais da primavera, festival das luzes e de Santa Brígida.
- Símbolos: cor branca, amarelo e azul, flores frescas, leite e caldeirão com água.
- Incensos: sândalo, cravo ou canela.
- Alimentos: leite, cerveja, chás, pães e comidas à base de leite.

Oração a Brighid
Abençoada seja, a Senhora do fogo!
A Deusa da luz e da sapiência,
Forja ardente que transforma o ferro em aço,
Protegei seus filhos com benevolência.

A Mãe que irradia a promessa
No ventre sagrado à luz renovada
Esteja entre nós nesta roda solar
Iluminando-nos com sua chama sagrada.

O doce mel que purifica nossa alma
Despertai a alegria do coração,
Com o hidromel, o néctar dos Deuses.
Salve Brighid amada, pela divina inspiração!

Rowena Arnehoy Seneween ®

Nenhum comentário:

Postar um comentário